6 cuidados que você deve ter ao levar pessoas na garupa da moto

Além do motorista, quem anda na garupa da moto também precisa tomar alguns cuidados de segurança. Seja através de dicas, da aprendizagem na prática ou através de leituras como essa, é muito importante saber que cuidados são esses, já que podem prevenir muitos acidentes. Ficou curioso e quer saber como se proteger? Descubra quais cuidados são esses agora mesmo!

Use roupas apropriadas

Quem anda de moto deve usar as roupas adequadas – inclusive na garupa. É bom estar com calça (a mais grossa que você tiver), casaco de couro ou jeans e luvas. Além disso, é bom evitar muitas coisas para segurar, como bolsas grandes e cachecol. É muito importante que o sapato seja fechado, afinal de contas, as mãos e os pés normalmente se machucam muito em caso de queda.

Saiba como se portar

É muito importante direcionar a pessoa que vai se sentar na garupa para que ela segure as alças da moto e não no corpo do condutor. Assim o motorista consegue equilibrar a moto com mais facilidade, além de sofrer menos com as variações de peso, principalmente na hora de arrancar ou frear.

Nas curvas

As curvas também devem ser feitas de forma inteligente e é muito importante que quem esteja na garupa siga o movimento. Para isso, basta que o passageiro siga o exemplo do condutor e se incline da mesma maneira durante o movimento. Não tente ficar reto nesse momento, pois você acaba rompendo com o movimento natural da moto. Uma boa dica é tentar se comportar como parte da moto.

Em movimentação

É muito importante evitar movimentos bruscos quando estiver em cima da garupa, já que pode assustar o motorista e pior, desequilibrar a moto. Tente ficar relaxado sobre a moto!

Lembre ao carona de não beliscar ou atrapalhar o motorista de qualquer forma

Quando as pessoas da garupa assustam, acabam tentando beliscar, gritar ou cutucar o motorista. A intenção, na maioria das vezes, é alertar e fazer com que ele dirija com mais calma e prudência. Entretanto, essa não é a melhor maneira de fazer isso! Essa é uma maneira de atrapalhar a concentração e pode até gerar algum acidente.

Tome cuidado nas subidas e descidas

Na hora de subir e descer da moto, é bom que o carona avise o piloto. Assim ele não tira os pés das pedaleiras e desequilibra a moto, fazendo com que os dois tomem um tombo. Além disso, ele fica ciente por onde o carona vai subir e o que precisa fazer para estabelecer o equilíbrio.

Tome cuidado extra com as crianças

É importante que haja um cuidado ainda maior com as crianças, já que elas merecem mais atenção. Respeite a idade mínima da garupa, que é de 7 anos, quando eles têm altura suficiente para colocar os pés no pedal e se equilibrar.

Não abra mão do capacete

Por fim, o item mais indispensável de todos: o capacete. Ele deve estar na lista do piloto e do passageiro, estando muito bem afivelado para não fugir da cabeça caso haja uma queda ou acidente. É bom que ele esteja em bom estado de conservação para não comprometer a segurança de ninguém!

Agora você já sabe o que fazer e como se portar na garupa da moto, prevenindo os acidentes e tendo um percurso ainda mais agradável e seguro. Caso sua moto tenha caído e apresente dificuldades em ligar, entenda tudo aqui agora mesmo. Nos encontramos na próxima! Até mais!