Conheça 2 motoclubes mais famosos do Brasil e do mundo

As motos podem ser apenas uma ferramenta de trabalho para alguns e um meio de locomoção para outros. Entretanto, são muitos os que veem nessas máquinas algo muito mais do que um simples veículo automotor de duas rodas: para essas pessoas, o motociclismo é uma paixão e fonte de união familiar, confraternização e experiências inesquecíveis.

Conheça a história de 2 motoclubes que levam a paixão pelas motos a um outro nível e estão presentes não somente no Brasil, mas também em diversas partes do mundo!

Abutre’s Moto Clube

A história dos motoclubes no Brasil é antiga. Há registro do surgimento deles desde meados da década de 30, como é o caso, por exemplo, do Moto Clube Brasil e do MotoClub de Campos — alguns acreditam que estes sejam pioneiros, inclusive no mundo. Entretanto, apesar de criado apenas cerca de 60 anos depois, em 1989, na cidade de São Paulo, o Abutre’s Moto Clube é hoje o maior e mais famoso MC de todo o país, contando com mais de 8 mil membros regularmente cadastrados e presentes em 27 estados, assim como em diversos países da América Latina, Europa e Ásia.

O nome Abutre’s teve origem por duas razões: a primeira delas é o fato de que o abutre é a ave que consegue voar mais alto em toda a natureza, passando a ideia de liberdade. A segunda vem do fato desta ave ser preta, mesma cor tanto das vestimentas dos membros como também obrigatoriamente de suas motos.

Contrariando o estereótipo negativo que, por vezes, os motoclubes carregam, a principal característica dos Abutre’s é a filantropia. O grupo constantemente está envolvido na organização de ações solidárias, como a Campanha do Agasalho, Ação de Combate ao Câncer e diversas atividades, e chegou inclusive a receber um certificado de Responsabilidade Social da ONU.

H.O.G.

Sigla para Harley’s Owners Group — Grupo dos Proprietários de Harley, em português —, o H.O.G. trata-se de um motoclube apaixonado não somente por motos, mas mais especificamente por motocicletas Harley Davidson. Com o lema “pilote e divirta-se”, os membros do H.O.G. veem nos modelos da marca algo muito maior do que um simples meio de transporte, enxergando em suas máquinas a melhor maneira de viajar, conhecer novos lugares e, é claro, conhecer outros apaixonados por Harley’s.

Com sedes em mais de 130 países — incluindo o Brasil — e espalhados por todos os continentes do planeta, o H.O.G. constantemente organiza diversos tipos de eventos, mas o mais popular é caracterizado por viagens e passeios e é chamado de Rally, onde um grupo de membros pilota em conjunto, exibindo suas máquinas e o ronco de seus motores.

A ideia por trás da criação do motoclube, em 1983, nos EUA, era recuperar a imagem da marca, pois esta se encontrava marginalizada devido à representação que tinha no cinema e a presença em gangues americanas. Hoje, mais de 3 décadas depois e observando o público atraído pelos eventos — ambiente bastante familiar, inclusive —, pode-se dizer que a marca não somente recuperou seu nome, como passou a ser digna de status, tornando os proprietários de Harley’s mais do que apenas donos de um veículo sobre duas rodas.

Membro ou não de algum grupo, você também é proprietário e apaixonado por sua moto? Então conheça nosso blog e tenha acesso a inúmeras dicas que podem melhorar sua experiência nas ruas!