Vai viajar de moto? Confira quais itens precisam de revisão

Finalmente chegamos ao mês de julho, hora de preparar para as tão aguardadas férias e pegar a moto, o capacete e cair na estrada. Assim como qualquer outra máquina, toda motocicleta sofre desgastes diários em sua utilização normal. Por este motivo, antes de montar na máquina e pegar estrada, é preciso assegurar que sua moto esteja em boas condições e que sua viagem seja segura e agradável.

A única forma de garantir que sua moto esteja preparada e segura para a viagem é realizando corretamente a sua revisão. Para ajudá-lo a viajar de moto de forma tranquila e sem maiores problemas, separamos os itens mais importantes que devem ser revisados.

Confira a seguir!

Óleo e sistema de arrefecimento

Motos que são arrefecidas a água precisam que o líquido esteja sempre no nível determinado pelo fabricante, assim como o nível de óleo. Estes cuidados devem ser tomados constantemente pelos proprietários, fazendo parte da sua rotina de checagem.

No momento da revisão, além de certificar os níveis da água e do óleo, deve-se também inspecionar os sistemas de lubrificação e arrefecimento para verificar a existência de vazamentos, mangueiras ou conexões ressecadas que possam futuramente causar qualquer problema na moto.

Filtros

Na revisão é muito importante que o dono faça a substituição dos filtros de óleo e de ar da moto. O filtro de óleo é responsável por tirar qualquer impureza no motor e garantir uma correta lubrificação de todos os componentes móveis.

O filtro de ar é fundamental para assegurar a qualidade do ar injetado na câmara de combustão. Quanto mais novo o filtro, melhor a qualidade da filtragem e menor a quantidade de impurezas — desta forma, mais pura é a mistura ar/combustível na câmara de combustão.

Freios

Os freios são alguns dos componentes mais importantes para a segurança da moto. Portanto, é imprescindível que os proprietários tenham bastante atenção com este item. No momento da revisão deve-se verificar se as pastilhas estão em boas condições e se o disco do freio não está danificado.

Outro detalhe que deve ser inspecionado é o fluido de freio. Veja se ele está no nível correto e se não precisa ser substituído.

Kit de relação

Outro item importante que necessita de atenção na hora da revisão é o conjunto formado pela corrente, coroa e pinhão. Este kit é encarregado pela transmissão da força do motor para roda traseira e qualquer falha neste sistema compromete o funcionamento da moto.

Antes de viajar de moto deve-se verificar minuciosamente se não existem folgas na corrente, caso exista, ela deve ser esticada e ajeitada corretamente. E se notar que o componente já está com alto desgaste, o substitua.

Injeção eletrônica

Dirigir em estrada exige bastante do motor da motocicleta, logo é muito importante que a injeção de combustível esteja em pleno funcionamento. Por isso, é muito aconselhado que os proprietários façam um escaneamento da injeção eletrônica da moto. Este procedimento garante o correto funcionamento do sistema e permite a detecção de diversas falhas.

As revisões são um tipo de manutenção preventiva que deve ser feita periodicamente para evitar qualquer tipo de problemas ou falhas na moto. Devem ser feitas não somente antes de viajar de moto, mas também de acordo com o estipulado pelo fabricante — entenda por que a manutenção preventiva é tão importante.

Agora você já sabe o que verificar na sua moto antes de pegar estrada nas férias. Já fez a revisão da sua moto? Encontrou algum tipo de problema? Comente e compartilhe conosco suas experiências!